segunda-feira, 16 de julho de 2012

Terra de Ninguém

Terra de Ninguém (No Man's Land no original) é uma história publicada pela DC Comics com duração de um ano na revista mensal de Batman em 1999 e se expandiu para os demais títulos: Detective Comics, Batman: Shadow of the Bat and Batman: Legends of the Dark Knight com outros spin-offs. Em inglês, Terra de Ninguém é dividida em diversos arcos: Cataclysm, Aftershock e Road to No Man’s Land.

A história tem alguns elementos que, pelo que foi visto sobre Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge até agora, podem ter sido incorporados à história do filme, como o sumiço do Batman, o isolamento geográfico de Gotham, a destruição da cidade, especialmente das pontes, o uso de um desenho para representar a presença de alguém, o fato de um dos personagens do filme ter o mesmo nome de um dos personagens da HQ (Peter Foley) e outros que provavelmente ainda não são perceptíveis.

Antes de Terra de Ninguém...
Um grande terremoto de magnitude 7.6 começa a devasta Gotham. Batman e os outros vigilantes da cidade se reúnem para tentar salvar os feridos. A cidade é seriamente afetada, e Batman quase é soterrado junto com a batcaverna. Nesse meio tempo Jean-Paul Valley, o Azrael, provou que estar curado psicologicamente, se juntando a Batman e os outros para tentar salvar Gotham. Mas apesar do esforços e ajuda, o governo dos EUA considerou o terremoto tão devastador que passou a considerar a cidade uma Terra de Ninguém, abandonando a cidade, que passa a ser literalmente sem lei. Apesar do abandono pelas autoridades, a maioria das pessoas não deixou a cidade.

Terra de Ninguém
Sem lei, Gotham acabou sendo dividida em territórios controlados por criminosos, fugitivos do Asilo Arkham, heróis, como a Batgirl, gangues e a própria população.
 
Mapa de Gotham dividida por territórios
Gordon, que não é mais Comissário e outros policiais permanecem na cidade para tentar contornar a situação, sem muito sucesso. Oráculo também se manteve na cidade. Enquanto isso, Batman está sumido e não há pistas sobre o seu paradeiro. Gotham está fisicamente desconectada do resto dos EUA, já que as suas pontes foram explodidas e o rio da cidade está cheio de minas. Alimentos e objetos simples são negociados como verdadeiras relíquias. Em meio a mínima probabilidade de alguém entrar ou sair de Gotham, Batman volta.

O sumiço do Batman enfraquece sua relação com Gordon, que não confia mais nele. Batman tenta retomar seu território, enfrentando as gangues e vilões. Com a ajuda da Batgirl, Batman toma conta do “seu” território. Decisão essa que se arrepende depois, quando várias pessoas morrem numa chacina.

A guerra pelos territórios continua. Gordon, aliado a Duas Caras, ataca o bando do Pingüim. Em  meio do tiroteio, Sarah, mulher de Gordon, é atingida de raspão. O mercenário Cain chega à cidade para sua nova missão: matar Gordon. Oráculo tenta ensinar algumas palavras para Cassandra, e passa a integrá-la na sua rede de informantes.
Cain, pronto para atirar em Gordon, é impedido por Cassandra e desaparece.  Batman descobre que Cassandra foi treinada pelo mesmo assassino que ele no passado, com o objetivo de torná-la uma assassina infalível, abolindo o ensino da fala para cumprir esse objetivo. Cain ainda tenta matar Gordon outra vez, sem sucesso. 
A menina ainda derrota Duas Caras e impede uma luta entre Batman e Cain, que deixa Gotham de uma vez por todas.

Renasce a esperança em Batman de retomar a cidade, e este pede a Oráculo que convoque todos os seus ajudantes, inclusive Azrael, Caçadora, então usando o uniforme da Batgirl e Cassandra. 
Batman tenta repreender Gordon pelas perigosas alianças que fez, e os dois acabam discutindo. Cada um passa a ter um território para retomar e começar a reconquista.
Bane consegue chegar a Gotham. Batman tenta prendê-lo, mas é obrigado a desistir da luta, pois este deixou explosivos numa casa de caridade de uma freira.
Asa Noturna retoma a prisão Blackgate e a reativa. Batman convoca Mulher Gato: esta terá que roubar CDs com informações preciosas sobre interesses em Gotham. Superman vai a Gotham e ajuda na reconstrução da usina de força. Bane está na cidade a mando de alguém, e Batman, envolvido em conflitos com Duas Caras, não consegue impedir que Bane exploda a prefeitura e todos os arquivos municipais.
Terra de Ninguém introduz a Arlequina, que até então só havia aparecido na série animada. Libertada do Asilo Arkham durante o terremoto, se une ao Coringa. Mulher Gato, com ajuda de Azrael, rouba os CDs. Caçadora se une aos policias desertores, e protege o território em que a doutora Leslie Thompkins cuida dos doentes. Coringa anuncia sua candidatura de presidente de Gotham City.

A base de Oráculo é invadida, mas Bárbara é salva por Asa Noturna e Caçadora, e consegue fugir. Duas Caras, unido à Talião, seqüestra Jim Gordon e seus companheiros, e coloca todos em julgamento. No fim, Duas Caras acaba assumindo sua culpa e liberta todos, ao mesmo tempo que Batman chega ao local. Os dois tem uma longa conversa, e eis que Batman resolve tirar a máscara, mas Gordon resolve não querer olhar quem está por trás dela. Batman e seus aliados finalmente se unem ao bando de Gordon.
Com os CDs roubados pela Mulher Gato e Azrael e com a ajuda de Oráculo, Bruce descobre que há uma pessoa interessada em "reativar" Gotham.
A mesma pessoa contratou Bane para destruir os arquivos da Prefeitura, pois assim não haveriam provas sobre os verdadeiros donos de cada terreno. E o interessado já estaria inclusive transportando material para a reconstrução, escondendo este material em Blüdhaven, cidade vizinha a Gotham.
Batman também descobre que logo será revogada a "Terra de Ninguém" na cidade. Enquanto isto, Robin vigia Bane, e descobre que ele negocia com uma mulher, uma das amazonas guarda-costas de Lex Luthor. O grupo junta as informações e comprova: quem quer reconstruir e dominar a cidade é o próprio Luthor, que traz o material para a cidade, e começa a criar postos de reconstrução.
Reconstrução iniciada, Coringa não está nada feliz com a “intervenção” de Luthor.. Ele, Arlequina e seu bando destróem o maquinário e atacam os trabalhadores. Lex não fica para trás e coloca Bane para espantar o palhaço. Coringa resolve mudar sua direção de ataque e deixa os trabalhadores de Luthor em paz, por um período.
Batman encontra Bane e, durante uma conversa, descobre que ele receberá muito dinheiro de Luthor, o suficiente para comprar sua ilha natal, Santa Prisca. Batman ordena que Bane fuja logo com o dinheiro, antes que ele destrone Luthor e também lhe dê um calote. Bane deixa Gotham.
Por mais que as indústrias de Luthor considerem-se as grandes mentes por trás da reconstrução, Batman tem um grande apoio: as empresas Wayne, que sobrevivem em outras cidades. Com ajuda de Lucius Fox, eles saem à frente no governo, que revogam a "Terra de Ninguém" e tornam as empresas de Bruce as parceiras mais importantes para reconstrução da cidade, o que frustra os objetivos de Luthor, que sonha com o controle de duas cidades grandes, Metrópolis e Gotham. As empresas ainda dão financiamento e outras facilidades para que antigos moradores voltem à cidade.
Enquanto a reconstrução recomeça, Coringa volta a atacar. Enquanto vários comemoram a revogação da lei da Terra de Ninguém em bares e festas, ninguém lembra que a ordem ainda não está totalmente restabelecida. Coringa ataca vários territórios ainda divididos, um deles protegidos por Caçadora, que luta contra ele e Arlequina.
Caçadora leva vários tiros, e Coringa está pronto “concluir o serviço” quando é impedido por Batman e Asa Noturna. Coringa e seu bando fogem. Caçadora fica à beira da morte.

Caçadora tentava impedir o seqüestro de vários bebês pelo Coringa. Este seqüestro, mais tarde, acaba acontecendo. Os heróis se espalham pela cidade e, durante a busca, Robin quase morre ao cair numa aramadilha. Azrael não tem a mesma sorte: numa explosão numa gigantesca árvore de Natal, tem seu corpo quase todo incinerado e também fica à beira da morte. Os heróis seguem as pistas deixadas pelo Coringa, mas andam em círculos. Gordon, sua esposa Sarah e os policias também estão à procura.

Ao entrar no antigo distrito policial, Sarah ouve barulhos estranhos e  descobre que Coringa escondeu os bebês lá. Sarah tenta pará-lo com um revólver, mas Coringa ameaça a vida dos bebês. Sarah, sob tais ameaças, entrega a arma para o vilão. Coringa atira na cabeça de Sarah, que morre entre os bebês.
Ao sair do distrito, é cercado por Batman e Gordon, e se entrega. Gordon fica possesso ao saber que sua esposa foi assassinada, e pensa em matar Coringa.
Gordon atira na perna de Coringa e manda prendê-lo. Coringa ainda faz piada, afirmando que Gordon quis devolver com a mesma moeda o que ele fez com a Bárbara. Gordon fica desconsolado. E tem reinício a construção de nova Gotham.
Related Posts with Thumbnails