segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Cavaleiro das Trevas

 "Prefácio" extraordinário:
Por uma dessas coincidências que não conseguimos explicar, há mais de um mês eu havia decidido que o primeiro texto especial que publicaria aqui no blog após a estreia de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge nos EUA seria sobre O Cavaleiro das Trevas. Eis que ocorre essa tragédia em uma das primeiras sessões do filme e, como todo ato feito por fanático, tenta-se explicar o fato usando elementos que nada tem a ver com o crime. Influência dos filmes, games, quando claramente percebe-se que a discussão deveria ir além disso. Como foi com esse filme, poderia ter sido com qualquer outro. Ainda que o criminoso diga que "é" o Coringa, relacionar o crime com o personagem é um absurdo. Sim, O Cavaleiro das Trevas tem na sua história um atendado feito dentro de um cinema:
Assim como tem um atendado com bomba dentro de um metrô, um ataque do Coringa com a plateia de um programa de TV, entre outras coisas. Mas, mais importante que isso, tem o trecho a seguir:

Tá que o Batman do Frank Miller não é um exemplo de sanidade, mas espero que as pessoas se lembrem que mais que criminosos, o personagem repudia as armas, que voltarão à discussão depois do que houve em Aurora.

É isso. Vamos para o texto:

Um grande espaço de tempo após um acontecimento muito marcante, um personagem que não está no melhor dos seus dias enquanto seu oponente parece estar no auge, o surgimento de novos aliados em meio a um contexto catastrófico. Todos esses elementos parecem estar presentes em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, mas também são peças de uma outra história do Batman: no caso, O Cavaleiro das Trevas, do Frank Miller.

Para quem ainda não leu, Cavaleiro das Trevas se passa dez anos após a aposentadoria do Batman. Como é natural, Bruce Wayne envelheceu, não está na sua melhor forma física, começou a beber e vive atormentado pela morte de um dos Robins, no caso, Jason Todd, que anos depois morreu de fato em Morte em Família.

Batman volta à ativa quando Gotham começa a ser tomada por um grupo que se auto denomina Mutantes. Sua volta chama a atenção das autoridades e Superman é "convocado" para intervir na situação. Nesse contexto, ainda surge um novo, ou melhor, nova Robin e vilões, como o Coringa e o Duas Caras, "adormecidos" até então, voltam a agir.
Quando saí do cinema depois de ver Cavaleiro das Trevas, lembro de ter comentado que o desfecho do filme era muito bom se houvesse a intenção de fazer uma versão cinematográfica dessa HQ depois. Não é exatamente o caso, mas existem semelhanças. O líder dos Mutantes não é tão estrategista e direto como o Tom Hardy diz que o Bane é, mas certamente é um oponente fisicamente tão ameaçador quanto.
 Além disso, todas as imagens, das filmagens e do próprio trailer sugerem o confronto direto de cidadãos que também existe na HQ. Além disso, o início de Cavaleiro das Trevas mostra que Gotham não está no pior de seus dias e ao longo da história tenta "camuflar" certos detalhes, a exemplo dos "tempos de paz" que precedem a "tempestade" que está chegando no filme.
Outro elemento é a aparição da Carrie Kelley, a Robin em questão, que poderia corresponder, com as devidas proporções, à Mulher Gato, já que em dado momento ela parece ajudar o Batman, e em alguma medida, o John Blake. Além disso, por conta da faixa etária dos dois, é plausível que, no caso do hiato de oito anos, os dois tenham visto as ações do Batman e absorvido aquilo de algum modo.
Ah, isso tudo sem contar com os dois policiais que aparecem no vídeo exibido no MTV Movie Awards, que praticamente reproduzem o trecho da HQ em que Batman volta à ativa depois de vários anos.
Se Batman Begins tem vários elementos de Batman - Ano Um, história do Frank Miller que conta os primeiros do Batman em ação, é bem plausível que para fechar a trilogia se recorresse à história que ele também escreveu contando o "fim" do personagem (tenha em mente que Cavaleiro das Trevas 2 não existe). Agora, caberia o mesmo desfecho, uma falsa morte e o começo de uma nova maneira de seguir com o legado do personagem? É bem possível.
Related Posts with Thumbnails