quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cem curiosidades sobre Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Listei 100 coisas a respeito de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, desde as filmagens, até alguns pequenos detalhes sobre o filme. Pode ter alguns spoilers pequenos:

1. Christopher Nolan é o primeiro diretor a fazer 3 filmes do Batman.

2. Christian Bale é o primeiro ator a interpretar Batman três vezes.

3. É orçado em 250 milhões de dólares, 65 milhões a mais que Cavaleiro das Trevas.

4. Se passa oito anos após o fim de Cavaleiro das Trevas e nove anos depois do fim de Batman Begins.

5. Tem 2h45min de duração, quinze minutos a mais que Cavaleiro das Trevas e 25 a mais que Batman Begins.

6. Alguns cinemas começaram a vender os ingressos para a pré estreia de meia noite do dia 20 de julho nos EUA em dezembro. Em janeiro, já estavam esgotados.

7. O filme tem dois nomes fakes: Magnus Rex e Fox Hills Green.

8. David Goyer disse que a cena final de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi pensada antes mesmo do filme em si, ainda em 2008.

9. Segundo Nolan, a primeira versão do roteiro tinha mais de 400 páginas.

10. Enquanto o "tema" de Batman Begins é medo, de Cavaleiro das Trevas é caos, o desse filme é a dor.

11. Nolan citou Metrópolis e Dr. Jivago como influências para o filme.

12. Tem semelhanças com outro filme que fecha uma fase do Batman, Batman & Robin: a aparição do Bane e as evidências de que há uma grande preocupação do Alfred em relação ao Bruce em ambos os filmes.

13. Antes dos filmes do Batman, Nolan tinha um roteiro pronto de um filme sobre Howard Hughes, que não foi para frente porque O Aviador estava sendo feito no mesmo período. Segundo Nolan, ele incorporou elementos desse projeto no período "depressivo" de Bruce Wayne em The Dark Knight Rises.

14. A única trilogia que Nolan cita como referência para a sua é Senhor dos Anéis.

15. Ao contrário das tendências nos filmes de Hollywood hoje, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge não terá versão em 3D e foi rodado em película.

16. Na primeira exibição do prólogo, Nolan disse que cerca de cinquenta minutos do filme seriam com cenas rodadas em IMAX, mais minutos que Cavaleiro das Trevas. Mais tarde, uma matéria do New York Times afirmou que são 72 minutos.

17. Christian Bale disse que levou sete horas para ler o roteiro pela primeira vez, sob supervisão do Nolan.

18. Gary Oldman disse que o final do filme não estava escrito na versão do roteiro que muitos atores receberam e que ele teve que ir até o escritório de Nolan para saber.

19. Depois da reconstrução a Mansão Wayne e a caverna retornam. Dessa vez, o arsenal do Batman fica armazenado em cabines transparentes, submerso na água dentro da caverna.

20. Segundo uma matéria da Entertainment Weekly, depois do hiato de oito anos, Bruce Wayne precisa reestabelecer sua relação não só com Alfred, mas com Lucius Fox também.

21. É o primeiro filme do Batman em que não há troca de uniforme de um filme para o outro.

22. É o primeiro filme do Batman desde o da série dos anos 60 em que Batman aparece sob a luz do dia.

23. Assim como ocorreu com Cavaleiro das Trevas, os minutos iniciais do filme foram exibidos em cinemas IMAX em dezembro do ano anterior ao lançamento. Em ambas ocasiões, os minutos iniciais introduzem o vilão do filme, além de terem um clipe com cenas de outros personagens. 

24. Por ser parte de uma trilogia, vários atores do elenco Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge já haviam contracenado em outros filmes. Além disso, Tom Hardy, Joseph Gordon Levitt e Marion Cottilard, de A Origem, também estão no elenco. Entre outros filmes em que atores do elenco contracenam são Garotas Sem Rumo (Anne Hathaway e Joseph Gordon Levitt), O Espião que sabia Demais (Tom Hardy e Gary Oldman), Inimigos Públicos (Marion Cottilard e Christian Bale). 

25. Anne Hathaway e Marion Cottilard já estiveram em filmes de diretores que dirigiram filmes do Batman. Além de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Anne é a Rainha Branca de Alice no País das Maravilhas e Marion, esteve em Peixe Grande, ambos filmes do Tim Burton. 

26. "Fire Rises", frase divulgada antes da primeira imagem oficial do filme e dita pelo Bane nos primeiros minutos do filme, também é o nome do capítulo 23 de "Conto de Duas Cidades" (A Tale of Two Cities) livro de Charles Dickens, que segundo Nolan, é uma das influências na história do filme. 

27. A escolha do Bane para vilão desse filme, segundo Nolan, é por representar um desafio extremamente físico para o Batman, coisa que ainda não havia ocorrido nos dois filmes anteriores. 

28. Enquanto Chicago "foi" Gotham em Batman Begins e Cavaleiro das Trevas, nesse filme, Pittsburgh, Los Angeles e Nova York foram algumas das cidades que serviram de cenário para Gotham. 

29. Nas gravações em Pittsburgh, a dublê da Anne Hathaway derrubou uma das câmeras IMAX utilizadas na cena. Nas gravações de Cavaleiro das Trevas, uma outra câmera desse tipo foi destruída durante a gravação de uma cena de perseguição.

30. Durante as filmagens na Escócia, um dos paraquedistas que participavam caiu em cima de um telhado ao perder o controle do paraquedas

31. Tem cenas rodadas em Nova York, cidade declaradamente usada como inspiração para Gotham. 

32. As cenas em Wall Street tiveram cerca de mil figurantes.

33. Nas filmagens de Nova York, haviam alguns cartazes contrários à grandes corporações, irregularidades e frases como "Dinheiro torna você feio".
Ainda haviam imagens cartazes de uma exposição sobre a Guerra Civil com data de 2014. Alfred cita no Batman Begins que os antepassados de Bruce ajudavam escravos libertos a escaparem durante esse mesmo período. 

34. Um figurante morreu de parada cardíaca durante as filmagens em Nova York. 

35. Tem cenas que se passam no inverno, mas que foram rodadas no verão, com uso de neve artificial.

36. Intencionais ou não, as cenas do estádio de futebol americano no segundo trailer do filme têm duas referências ao Robin. A primeira, é o "R" de "Rogues" que aparece no começo do trailer escrito com fonte semelhante ao nome do personagem nos quadrinhos. A segunda, é o jogador do Pittsburgh Steelers, Hines Ward, que aparece no trailer e tem o mesmo sobrenome de Burt Ward, intérprete do menino prodígio na série dos anos 60.

37. Os jogadores do Gotham Rogues são na verdade do Pittsburgh Steelers e as cores do time de Gotham são as mesmas do Steelers, amarelo e preto.

38. A cena da explosão do estádio teve cerca de 10 mil figurantes, a imensa maioria por simples e espontânea vontade de participar do filme.

39. No segundo trailer, o jogador do time adversário do Gotham Rogues que aparece é o prefeito de Pittsburgh, Luke Ravenstahl.

40. As duas palavras da letra do cântico são "Deshi Basara". Pelo que é dito no trailer, significa "ascensão" em alguma língua ou dialeto não identificado.

41. Bane é mais velho que a idade que aparenta ter.

42. Tom Hardy já era a primeira opção de Nolan para interpretar o Bane desde as filmagens de A Origem.

43. Em 2008, Tom Hardy protagonizou "Bronson", filme em que vive um prisioneiro que passa 30 anos em uma solitária, algo muito semelhante ao que ocorre com Bane nos quadrinhos, que é condenado à solitária ainda criança, onde vive até se tornar um adulto. Além disso, a força física e cabeça raspada são outras caracterísitcas em comum dos personagens.

44. Bane é o vilão do Batman mais "novo" a ganhar versões cinematográficas. Criado em 93, a primeira versão cinematográfica foi feita em Batman e Robin, de 97.

45. Tom Hardy aceitou o papel sem nem ler o roteiro.

46. Apesar da óbvia semelhança entre Bane e o personagem de Tom Hardy em Bronson, Nolan disse que nunca tinha visto o filme antes de escolher Tom Hardy para esse filme.

47. A primeira imagem oficial de Tom Hardy como Bane foi divulgada exatamente quatro anos depois da divulgação da primeira imagem de Heath Ledger como o Coringa.

48. Bane utiliza máscara com um inalador com uma droga, que o impede de sentir dor extrema, além de ter uma cicatriz na parte de trás do pescoço. Nos quadrinhos, o personagem também faz uso de uma droga chamada Veneno, que é levada diretamente à parte de trás da cabeça de Bane por um tubo.

49. Enquanto Batman utiliza na armadura recursos mais modernos possíveis, o figurino do Bane é justamente ao contrário, sendo mais simples, com referências militares, mais "brutas", meio que refletindo os lugares por onde ele passou. Lindy Hemming, figurinista do filme, cita vestuários do período da Revolução Francesa e da Segunda Guerra como referências.

50. A máscara do Bane foi desenhada para ser animalesca e moldada a partir de um mapeamento do rosto e do crânio do Tom Hardy.

51. Parte do figurino do Bane foi inspirado por algumas ideias de membros da Liga das Sombras para o Batman Begins.

52. Em Cavaleiro das Trevas, ao comentar a eficiência da nova armadura, Lucius Fox diz que ela "deve funcionar contra gatos". A Mulher Gato é uma das personagens de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

53. Em entrevista à Empire, Nolan disse que, à princípio, estava muito receoso de incluir a Mulher Gato no filme, por ser uma personagem importante do universo do Batman. Foi "convencido" pelo irmão, Jonathan, que conseguiu encontrar um meio de introduzir a personagem dentro da ambientação dos dois filmes.

54. Anne Hathaway disse ter inspirado sua atuação na atriz Hedy Lamarr, inspiração original do Bob Kane para a criação da Mulher Gato.

55. Julie Newmar, primeira atriz a interpretar a Mulher Gato na série dos anos 60, "aprovou" a escolha de Anne Hathaway como Mulher Gato: "Eu adoro Anne Hathaway. Antes de tudo, ela é tão linda, e há algo tão doce nela, e sei que ela tem todas essas e outras habilidades. Acho que ela será esplêndida.“. Michelle Pfeiffer, de Batman - O Retorno, também: ”Eu acho que Anne será incrível. Ela equilibra um lado sombrio e a comédia. Ela será ótima!"

56. Anne Hathaway achou que, à princípio, a personagem para qual faria o teste era a Arlequina.

57. No segundo trailer, Bruce Wayne e Selina Kyle dançam num baile de máscaras, assim como acontece em Batman - O Retorno. A primeira aparição da Mulher Gato nos quadrinhos também acontece em uma festa desse tipo.

58. O uniforme da Mulher Gato parece ter elementos de várias encarnações anteriores da personagem. A primeira, da série de TV dos anos 60, preta e sem capuz e a segunda, dos quadrinhos nos anos 1990, do desenhista Jim Balent, com luvas compridas e bota com cano acima do joelho, além de parecer ser tão prática quanto a versão feita por Darwyn Cooke, no começo dos anos 2000.

59. A roupa da Mulher Gato é formada por duas peças que são "unidas" pelo cinto de utilidades dela, dando a impressão de que é uma só.

60. A bota do figurino da Mulher Gato também é uma arma, já que o salto alto é "serrilhado". O calçado ainda foi feito em três versões, com saltos de tamanhos diferentes para Anne e sua dublê

61. As "orelhinhas" da Mulher Gato são formadas quando os óculos de visão noturna da personagem é posicionado no topo da cabeça.

62. Ao contrário dos quadrinhos, a Mulher Gato aqui não usa elementos bastante conhecidos da personagem como chicote e garras, e carrega uma arma.

63. Selina Kyle usa no baile de máscaras um colar de pérolas muito semelhante ao que Thomas Wayne mostra a Bruce e que Martha Wayne usa quando é morta no assalto em Batman Begins.

64. O figurino de Selina Kyle na cena em que aparentemente ela tenta deixar Gotham e é impedida por John Blake é muito parecido com o de Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Adam Hughes, desenhista de quadrinhos conhecido pelo trabalho com personagens femininas, sempre desenha a Mulher Gato com traços semelhantes ao da atriz.

65. Apesar de não haver qualquer confirmação sobre a personagem de Juno Temple, a descrição, "uma garota esperta de rua em Gotham" bate com Holly Robinson, personagem dos quadrinhos que vive com Selina Kyle em Batman - Ano Um e é uma das personagens ligadas a Mulher Gato até hoje.

66. Bailes de máscaras são constantes no universo do Batman quando se trata da Mulher Gato. Assim como ocorre um nesse filme e em Batman - O Retorno, na primeira história em que a personagem aparece, ela faz um roubo durante uma festa desse tipo.

67. A julgar pelo trailer e fotos das filmagens, os prisioneiros são soltos por Bane da Prisão Blackgate, que nos quadrinhos, é o local onde ficam os criminosos "sãos" de Gotham. Em A Queda do Morcego, Bane faz algo parecido, libertando os internos do Asilo Arkham.

68. Nesse filme, a Prisão Blackgate tem uma placa dedicatória à Harvey Dent, com data de março de 2010.

69. Apesar de ter sido destruído em Cavaleiro das Trevas, outras versões do Tumbler aparecem nesse filme, ainda que não utilizadas pelo Batman. As novas versões do veículo são camufladas, mesma aparência que o carro que Lucius Fox mostra a Bruce Wayne em Batman Begins.

70. Além do batpod, Batman usa um novo veículo aéreo, chamado de The Bat, desenvolvido por Lucius Fox.

71. Ao contrário do Tumbler ou do batpod, veículos dos dois filmes anteriores que realmente faziam o que aparece nos filmes, The Bat não voa ou plana. Durante as filmagens, a movimentação dele era feita com suspensão por helicópteros, algumas estruturas específicas e em cima de carros.

72. Dez variações de capas foram utilizadas no uniforme do Batman, para diferentes situações, como cenas de luta ou outras que exigissem um efeito mais impactante da mesma.

73. Keysi, método de luta utilizado nos dois filmes anteriores, não foi tão aplicado dessa vez por conta da brutalidade que envolve o Bane, além do período que Batman ficou afastado.

74.  Assim como Bruce Wayne, John Blake também é órfão.

75. Apesar de John Blake ter sido criado exclusivamente para o filme, as pessoas acharam menções ao nome do personagem em HQs do Batman, apesar de, aparentemente, ser uma coincidência. Em uma das menções, Blake é uma criança que é roubada pelo Coringa.

76. Assim como Batman Begins e Cavaleiro das Trevas, Hans Zimmer compõe a trilha sonora do filme dessa vez, sem James Newton Howard.

77. Hans Zimmer pediu para as pessoas gravarem elas mesmas cantando o cântico que aparece no teaser trailer e no trailer e enviarem para seu site para incluir na trilha sonora do filme. Segundo ele, a reprodução de vozes feitas em estúdio não era suficiente para o que ele precisava. Além disso, o compositor viu isso como uma oportunidade dos fãs participarem da produção.

78. Algumas faixas da trilha sonora do filme têm nomes que parecem fazer referência a Batman Begins: "A Storm is Coming", antes de ser uma fala da Selina no trailer, é dita pelo Batman a Gordon em Begins, "Nothing Out There" é uma fala dita no teaser trailer daquele filme e "Why do We Fall?" é a pergunta feita por Thomas Wayne a Bruce e repetida pelo Alfred no Batman Begins.

79. A roupa utilizada por Marion Cottilard na gravação de uma cena em Pittsburgh é muito semelhante a de Ra's Al Ghul (Watanabe) e Ducard (Neeson) em Batman Begins. Entendam como vocês quiserem.

80. Assim como em Batman Begins, no teaser trailer desse filme, Bruce Wayne procura Gordon no hospital usando uma máscara ninja, provavelmente depois de muito tempo "desaparecido".

81. Josh Pence foi escalado para viver uma versão mais jovem de Ra's Al Ghul enquanto Liam Neeson disse em entrevistas que esteve no set do filme por algumas horas, o que indica fortemente o retorno do vilão de Batman Begins nesse filme.

82. Durante uma entrevista, Gary Oldman citou que a criminalidade em Gotham foi reduzida por um Ato chamado Harvey Dent, que, aos olhos da população em geral, continua com a imagem íntegra.
83. Apesar de não ser um dos personagens de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Harvey Dent parece possui bastante relevância não só por ter um ato com o seu nome. Nos "tempos de paz" citados em um dos trailers, ainda são feitas homenagens em sua memória e o próprio Bane parece usar a reputação de Dent no seu plano, provavelmente expondo os crimes cometidos por ele no fim de Cavaleiro das Trevas.

84. Os oito anos de aposentadoria e a debilidade física e psicológica de Bruce Wayne nesse filme se assemelham ao que também acontece com o personagem em Cavaleiro das Trevas, do Frank Miller.

85. O personagem de Matthew Modine se chama Peter Foley, o mesmo de um policial que aparece na HQ Terra de Ninguém.

86. Nos primeiros minutos do filme, a julgar pelo prólogo, Gordon diz "I believed in Harvey Dent", usando uma própria frase, no passado, da campanha do personagem em Cavaleiro das Trevas, que por sua vez, é retirada de O Longo Dia das Bruxas.

87. Em uma das inúmeras fotos das filmagens, há uma cena em que Anne Hathaway luta com um cara para recuperar a maçã de um menino. No começo de Terra de Ninguém, maçãs e outros alimentos simples são comercializados como algo de extremo valor já que, por conta do "isolamento" da cidade do restante do país, essas coisas se tornam raras.

88. Assim como no arco Terra de Ninguém, as pontes de Gotham são explodidas no filme, isolando a cidade do restante do país.

89. No seu último dia de filmagens, Gary Oldman disse ter recebido de Nolan um quadro com objetos do Comissário Gordon: o distintivo, óculos e um bigode utilizado pelos dublês.

90. O segundo trailer de Cavaleiro das Trevas Ressurge foi baixado mais de 12 milhões de vezes pelo iTunes nas 24 horas seguintes ao seu lançamento, batendo o recorde do site.

91. Não há qualquer menção ao Coringa no filme.

92. Ao contrário de Cavaleiro das Trevas, esse filme não teve uma campanha viral tão extensa. Houveram coisas como divulgação de documentos e textos "falsos" que servem de ambientação para o filme, como troca de cartas entre Lucius e Bruce e um jornal com matérias citando atos "comemorativos" para o Harvey Dent Day, diversos furtos a objetos valiosos, e ações da Wayne Enterprises.

93. A Warner realizou uma ação interessante para a divulgação do terceiro trailer do filme. Acostumada a ver os trailers anteriores vazarem antes de serem divulgados oficialmente na internet, o estúdio se antecipou, divulgando frames aos poucos, à medida que as pessoas encontravam o desenho de um morcego feito com giz em vários lugares do mundo. Isso ocorreu inclusive no Brasil.

94. Assim como em um episódio da série animada, Batman & Robin e Cavaleiro das Trevas, o Senador Patrick Leahy faz uma aparição nesse filme.

95. Há um membro da Wayne Enterprises chamado John Dagget, mesmo sobrenome um outro personagem, Roland Dagget, da série animada. Na série, Dagget é dono de uma empresa que fabrica um produto responsável pelo surgimento do Cara de Barro.

96. Durante a Comic Con desse ano, além de projetar batsinais, foram distribídos adesivos do desenho de giz feito em um dos trailers. Segundo eles, para espalhar o símbolo pelo mundo.

97. A Warner também enviou para alguns sites e pessoas conhecidas um mapa de Gotham impresso num tubo, em que a cidade é dividida em várias zonas, à exemplo do que ocorre em Terra de Ninguém. Dentro desse tubo,  veio uma camiseta com uma estampa, que, posteriormente, foi divulgada como um poster exclusivo para as sessões em IMAX:
98. O objeto misterioso visto durante as filmagens é, segundo o livro sobre os bastidores do filme, um reator nuclear.

99. Em diversas entrevistas, Christian Bale disse que, no último dia de filmagens, antes de retirar o uniforme pela última vez, pediu para ficar sozinho e refletir sobre que havia acontecido ao longo dos três filmes.

100. O filme arrecadou US$30 milhões em vendas antecipadas nos EUA e durante todo o primeiro fim de semana, US$160 milhões. Maior abertura da história para um filme 2D.
Related Posts with Thumbnails