sábado, 14 de abril de 2012

Nolan fala de 3D, efeitos especiais e IMAX

Christopher Nolan deu uma entrevista à uma publicação da Directors Guild of America (DGA) em que, entre outras coisas, fala sobre a preferência por filmar em IMAX, o uso do 3D atualmente, além dos efeitos especiais. 

P: O que o IMAX tem que os filmes de 35mm ou 65mm não têm?
R: Nós filmamos em 65 mm para algumas cenas de A Origem e gostei muito dos resultados, e você pode usar o som com ele. Mas o IMAX tem três vezes mais área de negativo. É um salto em termos de qualidade se você estiver trabalhando em um filme que é uma produção tão grande que pode abraçar mais a tecnologia, e tomá-la e construí-la em seu processo de produção, então o que se ganha em termos de qualidade quando está gravando é extraordinário. Para Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, estávamos em Wall Street com um milhares de figurantes e pode ver o rosto de todos no quadro. De certa forma, sinto que me leva de volta quase à era do cinema mudo, quando tinham aquelas câmeras enormes. Ele muda o jeito que eu dirigir um filme, muda a movimentação câmera por causa do tamanho. A imagem resultante tem tanto poder que você não precisa cortar da mesma maneira, você pode enquadrá-la um pouco diferente, você acaba com uma sensação um pouco diferente. 

P: Por causa do tipo de filmes que você faz, as pessoas podem assumir que você usa imagens geradas em computador aos montes, mas você realmente preferem modelos, máscaras e efeitos na câmera. Quando você gosta de usar CGI?
R: As imagens geradas por computador são uma ferramenta extremamente poderosa para a tomada de melhores efeitos visuais. Mas eu acredito em uma diferença absoluta entre animação e fotografia. Mas, imagens geradas por computador são criadas a partir de elementos físicos não existentes e de nenhuma filmagem, parece uma animação. Há, geralmente, dois objetivos no uso de efeitos visuais. Um deles é para enganar o público em ver algo uniforme, que é a maneira que tento usá-lo. A outra é para impressionar a platéia com a quantidade de dinheiro gasto com o espetáculo do efeito visual, e que, não tenho interesse. Nós tentamos melhorar o nosso trabalho de ação e efeitos de fundo com ferramentas extraordinárias de efeitos especiais como remoção de fios e equipamentos. Se você colocar um monte de tempo e esforço, combinando seus elementos originais do filme, o tipo de melhorias que você pode obter nos quadros realmente pode enganar o olho, oferecendo resultados muito além do que era possível há 20 anos. O problema para mim é se você primeiro não filmar algo com a câmera sobre a qual irá se basear, o efeito visual vai ficar fora se o filme que você está fazendo tem um estilo realista. Eu prefiro filmes mais parecidos com a vida real, de modo que qualquer efeito especial tem que ser muito cuidadosamente manipulado para se encaixar isso. 

P: Falando de mudanças técnicas, houve qualquer pressão para fazer Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge em 3D?
R: Warner Bros teria adorado, mas eu disse eles que queria que fosse estilisticamente consistente com os dois primeiros filmes e que usaríamos IMAX para criar uma imagem de qualidade muito alta. Acho a imagem estereoscópica muito pequena no seu efeito. 3D é um equívoco. Os filmes são em 3D. O ponto central da fotografia é que é tridimensional. A única coisa com a imagem estereoscópica faz é dar a cada membro da platéia uma perspectiva individual. É bem adequado para video games e outras tecnologias de imersão, mas se você está procurando uma experiência em audiência, a imagem estereoscópica é difícil de abraçar. Eu prefiro a tela grande, olhando para uma tela enorme e com uma imagem que se sente maior do que a vida. Quando você tratar isso estereoscopicamente, e tentei em vários testes, você diminui o tamanho para que a imagem se torne uma janela muito menor na frente de você. Assim, o efeito obtido, e a relação da imagem para o público, tem de ser muito cuidadosamente considerada. E eu sinto que no momento inicial para usá-lo, o efeito não foi o mínimo considerável.
Related Posts with Thumbnails