quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Hans Zimmer fala do processo criativo de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge e dos mistérios em torno do filme

TIVE que usar a foto que ilustra a matéria :)

Compositor da trilha de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (e A Origem, Cavaleiro das Trevas, Batman Begins...) Hans Zimmer deu uma entrevista para o Los Angeles Times em que falou do processo de composição da trilha do filme, além da fama de misterioso que Christopher Nolan tem.

Sobre a trilha, Zimmer usou uma espécie de trabalho colaborativo vindo da internet (lembram do site que pedia para as pessoas gravarem o cântico?) para criar algo completamente diferente do que já fez na sua carreira: "Eu tinha uma ideia de uma forma diferente de escrever música, ou uma forma diferente de conduzir a orquestra. E basicamente funcionou, alguns trechos já podem ser percebidos nos trailers. Tenho 25 minutos de algo bem radical e diferente. Chris veio às gravações e abraçou o que eu estava fazendo, gostou do que eu estava fazendo. Sei que estou chegando em algum lugar. Meu inimigo agora é o tempo, pois tenho muitas ideias". 

Sobre o mistério que envolve os filmes do Nolan, Zimmer defende o diretor, dizendo que é preciso espaço para ciratividade e que o cinema precisa voltar a ter um pouco de mistério: "Há sempre isso, 'Oh, Chris é tão reservado'. Bom, acho que existem dois lados nisso. Um é, eu acho, para ser capaz de fazer um bom trabalho, você precisa ter a chance de falhar em privacidade, E acho que se todos estão vendo o que você está fazendo na internet, isso sufoca sua criatividade. E acho que O Cavaleiro das Trevas é um ótimo exemplo dessa ideia. Todos sabiam que estávamos fazendo um filme do Batman. Mas até o lançamento ninguém sabia aquele tipo de filme do Batman. E não é isso que deveríamos fazer? Nos deveríamos surpreender você. E parte da experiência precisa ser a surpresa. Sinto um pouco como se estivéssemos protegendo uma parte do que é bom no cinema: a surpresa. Pois parece que hoje o mundo não quer mais que você faça isso. Eles querem saber tudo, eles querem saber sobre os atores e sobre isso e aquilo imediatamente. E isso não é importante para nós. Para nós, realmente, o importante é o roteiro e as ideias e jornada para se fazer algo realmente bom".

Isso que o Hans Zimmer disse lembra um pouco as fases do truque de mágica, não?

Não me lembro de um filme ter tantos "registros informais" quanto esse tem, a ponto de terem cenas inteiras no youtube. Mas certamente isso tá fora de contexto e longe do trabalho final.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge estreia no Brasil no dia 27 de julho desse ano.
Related Posts with Thumbnails