sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Marketing viral de Batman - O Cavaleiro das Trevas começou de novo

Em maio, quando a primeira foto oficial de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi divulgada, houve um vislumbre de que, assim como Cavaleiro das Trevas, teríamos ARG ao longo dos meses que antecedem a estreia do film. Parecia que não seria o caso. Até agora.
Hoje, o site Wired divulgou um documento fake da CIA, uma ficha confidencial de um físico nuclear chamado Leonid Pave. Como o nome não deixa mentir, ele é russo.
A foto da ficha é muito parecida com o ator chamado Alon Aboutboul. O cara foi escalado no elenco do filme como o que foi descrito até agora como "cientista louco":

Depois da Wired, a Empire também recebeu um documento estranho, com a descrição, provavelmente de um aúdio telefônico, entre alguém da CIA e um interlocutor desconhecido. O que dá para saber da tal descrição é que o físico esteve desaparecido e que, para a própria segurança, quer ir para os EUA. Uma coisa interessante é que a data da descrição é de hoje (7/12) e que a pessoa que fala com o cara da CIA pede 24 horas para encontrar o cara. Tudo leva a crer que mais coisas devem ser reveladas amanhã:
Uma outra coisa. Amanhã (08/12), haverá uma exibição do prólogo para algumas pessoas em Los Angeles, com apresentação do Nolan e tudo. É questão de tempo para aparecerem descrições e coisas do tipo. Se não culminar na divulgação do prólogo, é provavél que o resultado disso que começa agora resulte em pôsteres e quem sabe até no trailer.

[Atualizado 8/12]  Depois das 24 horas citadas na segunda página, o perfil @firerises postou uma nova imagem:

O novo documento cita uma operação, cujo nome secreto é Operation Early Bird, que, de acordo com o documento começa amanhã às 10 horas, em algum fuso horário. O site já existe e tem um contador lá:
Pelas minhas contas, o contador vai  zerar amanhã, às quatro da tarde, hora de Brasília. O que será que vai acontecer nessa operação?

[Atualizado 9/12] Antes mesmo do contador do Operation Early Bird zerar, o site oficial do filme foi atualizado. Um arquivo de aúdio, com uma voz que ia mudando, repetiu números com pausas e sinais sonoros. Pela quantidade de numerais, coordenadas geográficas. Quando o contador zerou, depois de recarregar a página várias vezes, um mapa apareceu, onde as tais coordenadas deveriam ser colocadas.
Pela localização delas, as coordenadas eram para cinemas que vão exibir o prólogo antes do dia 16, no dia 13, nos EUA e dia 14 no Reino Unido:
Algo parecido com isso aconteceu em 2008, mas para a estreia do filme. Um monte de cinemas nos EUA tiveram pré-estreias em que os ingressos foram "distribuídos" num jogo como esse.
É frustrante para quem não mora nos dois países, mas significa muita gente tentando filmar isso antes da estreia "oficial".
Related Posts with Thumbnails