quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O que as fotos de set de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge revelam sobre o filme - Parte 2

Continuação do texto sobre o que as fotos de set de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge podem mostrar sobre o filme. Confira a primeira parte.

Lucius Fox vai passar por algum tipo de ameaça. Ou pior.
Em Cavaleiro das Trevas, a gente percebe que três pessoas sabem da ligação entre o Tumbler e Batman: Lucius Fox, Bruce Wayne e Coleman Reese, que tenta chantagear Lucius. Nas fotos das filmagens em Pittsburgh, deu para perceber que o Bane e aqueles que o acompanham usam não só um Tumbler, mas três, inclusive com algumas diferenças entre si. No Batman Begins, dá a entender que então existiam dois Tumblers, sendo que um deles deu “origem” ao batpod. Como os outros “surgiram”? Provavelmente foram construídos a partir do projeto que o Reese mostrou para o Lucius em Cavaleiro das Trevas. Quem possivelmente teve acesso a esse projeto? Meu palpite é a Miranda, que trabalha na Wayne Enterprises e não deve ser quem a gente imagina. Se for o caso, provavelmente Lucius não deve ter dado isso de mão beijada e sofrido algum tipo de punição severa por sua resistência. Quem sabe, severa a ponto de servir de exemplo para outras pessoas.
No começo da Queda do Morcego, que deve ter alguma influência em The Dark Knight Rises, Lucius é sequestrado pelo Máscara Negra, que quer a destruição da Wayne Enterprises. Sem contar que, de certo modo, Lucius é um dos aliados do Batman, seria uma maneira de atingí-lo diretamente.

Batman e Mulher Gato serão aliados. Ou até mais que isso.

Antes de The Dark Knight Rises, as versões mais célebres da Mulher Gato em carne e osso mais são a da série de TV (Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt) e Batman - O Retorno (Michelle Pfeiffer). Em comum nas versões, a personagem era uma vilã das histórias. Porém, de uns anos para cá, a postura da personagem, em especial nas HQs, mudou mais para uma anti-heroína, algumas vezes inclusive agindo independente do Batman. Ao contrário do restante da galeria de vilões do Batman, Selina não tem a intenção de fazer mal “gratuitamente” às outras pessoas e inclusive é capaz de intervir a favor da vítima diante de uma situação dessa. Talvez ela seja o maior exemplo de inspiração gerada pelo Batman em qualquer meio, com as devidas “adaptações”.
Essa mudança parece que deve ser incorporada ao filme, ainda que à princípio essa não seja a postura da personagem. Isso aparece muito ao vê-la usando o batpod, ainda que seja roubado, na tal cena de perseguição envolvendo os Tumblers, caminhão e batwing. Aliás, um vídeo que mostra o que parece ser a conclusão dessa cena parece mostrar que Batman e Mulher Gato têm algum tipo de afeição.


Sobre como os dois se relacionam, envolvendo as identidades inclusive, acho que não haverá o “problema” das identidades. Primeiro, porque parece ela não usa capuz e segundo, porque na filmagens  parecem que existem cenas entre os dois “descaracterizados”: uma, próxima ao roubo da maçã citado antes e outra em que parece que o Bruce vai à casa da Selina. O maior mistério até agora seria a própria história da Selina e como eles se conhecem. Talvez ela surja em meio ao caos que vem se instaurando em Gotham e, em dado momento, ela precise optar por um lados. E a gente imagina qual é.

A verdade é que, apesar do monte de fotos de set, talvez a Mulher Gato seja a persongem que menos se sabe até agora, algo parecido com o que ocorreu com Harvey Dent no Cavaleiro das Trevas, que sequer aparece direito no primeiro trailer do filme.

Gotham Occupy Street
Antes de botar fogo na Mansão Wayne no Batman Begins, Ra’s diz o que a Liga das Sombras havia feito antes para “destruir” Gotham, entre outras coisas, atingir a cidade economicamente. Observando alguns detalhes das filmagens em Nova York especialmente cartazes que dizem que dinheiro torna as pessoas feias e outros contra Wayne Enterprises grandes organizações e uma saída turbulenta de Bruce Wayne do prédio da empresa da família, parece que o Bane deve fazer algo nesse sentido.


A grande “coincidência” disso é o fato da cena ter sido gravada em Wall Street, onde dias antes estava ocorrendo o Occupy Wall Street. Uma coincidência e tanto, ainda mais levando em consideração que Cavaleiro das Trevas estreou pouco antes da última crise econômica mundial ter estourado...

E John Blake?
Talvez o maior mistério desse filme até agora é do que se trata John Blake, policial de Gotham intepretado pelo Joseph Gordon Levitt. Ele já apareceu entrando em orfanatos com galões de gasolina, conversando com crianças, “escoltando” e dando carona para Bruce Wayne e no meio de tiroteios. Um detalhe interessante é que ele nunca foi visto com o Gordon, o que sugere que ele ganha destaque durante o tempo que o Comissário está no hospital, ou fazendo parte de uma equipe diferente, criada para "caçar" o Batman e que acaba sendo utilizada contra o Bane. E entre o elenco principal do filme, é o único personagem em que não existe qualquer suspeita mais plausível sobre a origem do personagem, se é de quadrinhos ou não. Quer dizer...
Em outras palavras, o Joseph Gordon Levitt pode até ter demonstrado vocação para sidekick no A Origem, mas não dá para afirmar que, de alguma maneira, o seu personagem vá se tornar o Robin, Asa Noturna ou qualquer outro personagem nesse sentido que existe nos quadrinhos.

Related Posts with Thumbnails