terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que as fotos de set de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge revelam sobre o filme - Parte 1

Depois de sete meses de filmagens e algumas centenas (ou milhares) de fotos e vídeos depois, as filmagens de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge chegaram ao fim, deixando mais perguntas do que respostas sobre o filme diante da quantidade de material dos últimos meses. Tentando unir as peças, faço alguns palpites a partir de todo esse material "clandestino":

A escalada continua
O que o Gordon “previu” que aconteceria na cena final de Batman Begins continua, aparentemente, através dos três Tumblers, dessa vez a serviço do “outro lado” e do veículo que senso comum batizou de lagosta batlobster batwing. Ao contrário do batpod, parece que o batwing é uma criação independente dos outros veículos, cuja origem ainda é desconhecida. É uma espécie de planador, com espaço para um “passageiro” e aparentemente, alguns armamentos na frente, à exemplo do Tumbler e o batpod. Como ele entra na história ou foi desenvolvido, não se sabe ainda.

Batman deve sumir por um tempo e procurado como um criminoso.

O que o Gordon diz no final de Cavaleiro das Trevas e no teaser trailer, leva a entender isso. Além disso, as tais cenas na Índia envolvendo só o Christian Bale indicam que o personagem devem sumir por uns tempos. O que isso significa para a história, não se sabe ainda.
Quanto ao sumiço, imagino que deva ser a coisa “correta” a se fazer, pelo menos a princípio. Resta saber exatamente qual o tipo de acusação. Harvey Dent cita que eles existem durante Cavaleiro das Trevas e certamente ao final do filme, outros, como assassinatos, foram incorporados.

Bane e o “instrumento de libertação”
A gente sabe como o Bane é fisicamente porque, além das fotos de set,  tudo que foi divulgado oficialmente até então, a primeira imagem oficial e o teaser trailer, focam muito nesse aspecto. Mas, um vídeo das filmagens mostram duas coisas interessantes: a voz do personagem e o que ele chama de “instrumento de libertação” de Gotham.



A voz do Bane, que certamente é importante para tornar o personagem mais intimidador, soa como várias coisas, alguém que fala quase como um aristocrata, ou que tem alguma dificuldade para respirar. Não se sabe se a voz dele vai ser assim ou alterado depois em pós-produção.
O tal "instrumento de libertação" parece ser o equivalente em The Dark Knight Rises ao vaporizador do Batman Begins e o dispositivo nos celulares de Cavaleiro das Trevas ou a maleta dos sonhos no A Origem ou a máquina criada pelo Tesla no Grande Truque. Segundo alguns boatos, essa máquina causa terremotos e pode ser vista em algumas fotos dentro do caminhão visto nas fotos da cena de perseguição envolvendo os tumblers, Mulher Gato no batpod, e a batwing. O tipo de destruição que ela pode causar, não se sabe ainda. Mas levando em consideração que Terra de Ninguém tem um arco chamado Terremoto...

Miranda Tate não é exatamente o que dizem oficialmente.
O release oficial da Warner define Miranda Tate como “executiva do conselho das Empresas Wayne que  ajuda Bruce Wayne a concluir os objetivos de filantropia do pai de Bruce para Gotham”. Muita gente não acreditou muito nisso, ainda que à princípio não tivesse fundamento. Porém, depois de algumas fotos da Marion Cottilard em Pittsburgh, provavelmente liderando o mesmo grupo que acompanhava o Bane, Miranda parecia mais uma identidade falsa para Talia Al Ghul, filha do Ra’s Al Ghul, que fez a mesma coisa no Batman Begins. A Marion nega que a personagem dela venha dos quadrinhos, mas, ainda que a personagem não seja de fato a Talia, parece que várias características dela estão lá. Mas me parece meio óbvio que ela seja a Talia.

Gotham vai virar Terra de Ninguém
 
Duas coisas das filmagens de The Dark Knight Rises em Los Angeles chamam a atenção para a referência dessa saga das HQs do Batman nos anos 90: a primeira é a entrada de um túnel tapada por carros empilhados, alguns em chamas, dando a entender que é uma tentativa de isolamento ou algo nesse sentido.
Outra coisa que chama a atenção são as fotos da Anne Hathaway “batendo” num cara que aparentemente tentava roubar a maçã de uma criança. Em Terra de Ninguém, alimentos simples são vendidos praticamente clandestinamente e uma maçã é inclusive leiloada pelo Pinguim. Outra coisa que se relaciona com a HQ é o próprio sumiço do Batman, sugerido no teaser trailer, que ocorre no começo desse arco de histórias. Além disso, a multidão de pessoas nas fotos das cenas de porradaria generalizada, além de estarem no inverno, o cenário parece de abandono, por algum fator ainda não esclarecido.
Related Posts with Thumbnails