segunda-feira, 25 de julho de 2011

Batman - O Cavaleiro das Trevas e A Piada Mortal terão animações

Se você perguntar para qualquer pessoa que goste de Batman, e conheça quadrinhos razoavelmente, sobre quais histórias deveriam ser adaptadas para filmes, por exemplo, é bem provável que ela responda Batman - O Cavaleiro das Trevas, do Frank Miller, minissérie com méritos para o próprio personagem, para as histórias em quadrinhos em geral, entre outras coisas. E finalmente isso vai acontecer. Foi confirmado na Comic Con que, ano que vem, uma versão animada da história será lançada, como tem sido feito com os outros projetos de animação da DC: em home video. Em outubro desse ano, sai Batman Ano Um e no fim de 2012, Cavaleiro das Trevas, em duas partes. Para quem não conhece a história, Cavaleiro das Trevas se passa dez anos após a aposentadoria do Batman, em um momento em que Gotham está tomada por criminosos que se autodenominam Mutantes e, por conta deles, Bruce Wayne, mais pertubado psicologicamente do que nunca, por diversos fatores, como alcoolismo e a morte de um Robin, volta como Batman, desencadeando posicionamentos negativos diversos, tanto em Gotham, alcançando inclusive níveis nacionais. Entre outros personagens que "voltam" como ele, estão o Duas Caras, Coringa, de maneira bem tímida, a Mulher Gato e, para tentar controlar a situação, o Superman.
Que eu me lembre, em termos de animação, existem duas "homenagens" à história. A primeira, uma parte de um episódio da própria série animada do Batman, o trecho da luta com o líder dos mutantes... 
E a segunda, um episódio do Tiny Toons, escrito pelo Bruce Timm, o cara por trás de todos os desenhos da DC. Esse episódio tira sarro desde a capa da HQ, com o trovão caindo no momento da pose, até o momento em que o morcego quebra a janela da Mansão Wayne e Bruce resolver "ser um morcego":
Além de Cavaleiro das Trevas, em 2013,será lançada uma animação da Piada Mortal, história de Alan Moore e Brian Bolland. Para quem não conhece, na história, o Coringa basicamente tenta enlouquecer o Comissário Gordon ao torturá-lo e ao atirar em Bárbara Gordon, e, assim, provar ao Batman que qualquer um pode se tornar um louco, desde que tenha "um dia ruim". No decorrer da história, em flashbacks, é mostrada a própria história do Coringa, ainda que ele mesmo diga na história que prefere ter um "passado de múltipla escolha". Coincidência ou não, em 2013, o lançamento da Piada Mortal completa 25 anos.
No caso de Cavaleiro das Trevas, é bem curiosa a época do lançamento da animação, já que, além de se tratar de uma história fechada sobre o ressurgimento do Batman após um período de aposentadoria, coincide um pouco com o lançamento de The Dark Knight Rises, filme que já no teaser trailer se apresenta como a épica conclusão da história do personagem, pelo menos nos moldes atuais. E dependendo de como for a história do filme, as semelhanças podem se acentuar.
É esperar para ver se as animações farão justiça às HQs em que se baseiam...
Related Posts with Thumbnails