quarta-feira, 6 de abril de 2011

Batman - A Máscara do Fantasma

Nem só de Tim Burton e Joel Schumacher viveu o Batman no cinema nos anos 90. A série animada teve o seu primeiro filme lançado na década. Batman - A Máscara do Fantasma, filme que era para finalizar a série, mas que chegou inclusive a ser lançado no cinema nos Estados Unidos, era a melhor versão até então para os primeiros anos do Homem Morcego. Assim como Batman Begins, Máscara do Fantasma tem alguns elementos de Ano Um, ao mostrar um pouco da construção do Batman desde as suas primeiras ações, antes mesmo de assumir o capuz e a capa e aprimorando os seus métodos, através de flashbacks. A diferença é que, aqui, Bruce vislumbra a possiblidade de não se tornar Batman ao conhecer Andrea, uma jovem cujo pai tem problemas com a máfia em Gotham. São esses problemas que afastam Bruce e Andrea, de maneiras variadas, fazendo com que cada um siga caminhos parecidos, ainda que com finalidades distintas, o que leva inclusive as vítimas em potencial do Fantasma a acharem que o assassino é o Batman. Aliás, Máscara do Fantasma é o único filme que mostra algo que muitos fãs cobram, que é Bruce diante da túmulo de seus pais colocando em questão o seu juramento.
A suspeita em torno do Batman faz com que o Coringa seja procurado para encontrar o assassino, tão bem feito como nos episódios da série animada, com alguns elementos que o ligam aos mafiosos em algum momento do seu passado. Aliás, a escolha do "QG" do Coringa ser um parque de diversões sobre o futuro caindo aos pedaços, além de ser uma ótima analogia aos próprios personagens principais, lembra um pouco o parque abandonado em A Piada Mortal.
Assim como toda a série animada, o filme é bem sério, com uma trilha sonora bem densa, cenários que lembram anos 40/50 e elementos inclusive que não aparecem na série, como o fato do Batman e do Coringa sangrarem, insinuação de sexo, além da conclusão da história não ser exatamente feliz.
Para quem não sabe, apesar de não ter sido incorporada em outras mídias ao universo do Batman, como a Arlequina, a Andrea aparece no episódio Epílogo da Liga da Justiça Sem Limites, ao quase matar os pais do Terry McGinnis a mando da Amanda Waller.
Related Posts with Thumbnails