segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas: A repercussão

Após duas semanas de estréia, Batman - O Cavaleiro das Trevas ainda repercute e muito por aí. Nos EUA, o filme é o líder de bilheteria há três semanas e quebrou vários daqueles recordes bizarros que os americanos criam: Foi a maior bilheteria nas sessões de meia-noite, sem contar as de 3 da manhã e 6 da manhã. O filme estreou no maior número de salas na história, a maior bilheteria no primeiro dia de estréia nos EUA, maior abertura no Brasil do ano, filme a alcançar mais rápido os 300 milhões de dólares , melhor desempenho na segunda semana e por aí vai.
Falando em números, a bilheteria do filme nos EUA já beira os 400 milhões de dólares. Para se ter uma idéia, Titanic, o maior filme da história, arrecadou 610 milhões de dólares há 11 anos atrás. Apesar de ainda faltarem 210 milhões para chegar lá, esse já é o maior filme da Warner e maior da fraquia Batman.
Não sei se alcança Titanic, mas o feito desse filme já é impressionante.
Além da parte financeira, muita gente vê alegorias políticas no filme. Alguns dizem que Batman representa Bush por conta de "Ou você morre como um herói, ou se vive o suficiente pra se tornar um vilão" e mostra a sociedade norte-americana pós-11 de setembro. Uma outra coisa é gente reclamando que o filme é filosófico demais pro genêro que é. Eu acho que tem muita gente que precisa se informar melhor sobre o personagem antes de escrever qualquer coisa, mas enfim.
Uma outra coisa que me fez cair pra trás foi a lista do IMDB. O filme está em primeiro lugar entre os 250 melhores de todos os tempos, na frente de clássicos como Casablanca, Cidadão Kane, Pulp Fiction e entre outros. Eu acho exagero e no mínimo é complô.
Falando um pouco do que eu presenciei nos EUA, em todas as lojas grandes que eu estive havia uma gôndola gigantesca de produtos do filme. No parque da Universal, em Orlando, na loja do simulador do Exterminador do Futuro, havia várias coisas do filme. Na segunda semana, eu vi um cinema exibir o filme em três salas, somando cerca de 2 mil lugares.
E mesmo com tudo isso, acreditem: eu só vi o filme uma vez até agora. Mas isso vai durar pouco tempo, pretendo ver o filme novamente hoje.

That's all folks!
Related Posts with Thumbnails