quarta-feira, 16 de julho de 2008

Especial Batman - O Cavaleiro das Trevas (parte 6 ): O Marketing Viral: Gotham City está online!


Por mais corrupta que Gotham seja, as autoridades e outras organizações não deixaram de marcar presença no marketing viral da película. O surgimento da edição online do jornal "The Gotham Times" marcou o aparecimento de diversos sites de organizações da cidade, como bancos, empresas de segurança, restaurantes, canais de tv, escolas, organizações policiais e etc. Esses sites criaram um universo em torno do que seria a cidade, como a ambientação da produção já estivesse na internet meses antes da sua estréia.

A primeira edição do jornal já falava no início da campanha eleitoral na cidade para o cargo de promotor público. Como toda campanha que se preze, surgiram os candidatos divulgando a sua campanha através de sites. Nessa circunstância que, após quase um ano, o "I believe in Harvey Dent" teve a sua primeira atualização. O site convocava aqueles que acreditavam no candidato a manifestar isso publicamente, através de fotos e vídeos. Além disso, carros apelidados de "dentmovéis" percorreram cidades norte-americanas distribuindo material promocional da campanha fictícia. Aqueles que enviaram material para o site receberam em casa uma espécie de registro de votação de Gotham, inclusive com endereço residencial. Como eleições em geral não são feitas com somente uma candidatura, os opositores de Dent marcaram presença. Foram eles Garcetti e Dana Worthington. Entre os dois, o que fazia maiores acusações ao futuro Duas Caras era Garcetti.

Em dado momento, dois sites se preocupavam bastante em acusar Dent. Eram eles o tablóide Maiden Avenue Report e o site da organização Concerned Citizens For a Better Gotham. Esse último também enviou correspondência aos que enviaram arquivos para o "I believe in Harvey Dent". Tratava-se de um bótom da campanha de Dent danificado parcialmente, talvez fazendo alusão ao Duas Caras. Outro fato supostamente organizado pelos membros do grupo foi uma pesquisa feita com os participantes do marketing viral onde se perguntava sobre o que significaria para o entrevistado o suposto envolvimento de Dent com prostitutas, corrupção e drogas. Aparecendo esporadicamente durante todo o marketing viral, Batman ganhou um site onde as pessoas defendiam as suas ações, chamado Citizens for Batman.

Durante vários meses, o site de Dent foi atualizado com textos e arquivos de aúdio do próprio candidato, muitas vezes respondendo às acusações feitas a ele. Além disso, outra advogada de Gotham, Rachel Dawes, protagonizou um vídeo onde defendia Dent das acusações.


vídeo em que Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal) defende Harvey Dent

Com tantas acusações feitas ao candidato, poderia-se dizer que as chances de chegar ao cargo de promotor público seriam muito poucas. Pórem, um fato fez com que a candidatura de Harvey sofresse mudanças. Em determinado dia em que havia marcado uma coletiva de imprensa para esclarecer as acusações, o site do candidato transmitiu um sequestro feito por um policial, membro do ccfabg, que acusava Dent de corrupção. O policial estava dentro de um restaurante e tinha uma refém. Após uma tentativa falha da polícia de interromper o sequestro com atiradores de elite, que resultou na morte de uma das reféns, Dent se trocou por um deles, conseguindo fazer com que o policial se entegrasse. A partir daí, a imagem do candidato teve uma reestruturação.

Um outro fato interessante do marketing viral foi a aparição do comissário James Gordon, após os participantes fornecerem o seu telefone em um site a mando do Coringa, eles receberam uma ligação telefônica e, após dizer uma senha, ouviam que foram pegos pela polícia e que dali em diante deveriam colaborar com as investigações para não serem presos.

Ao meu ver, a aparição de Gordon no marketing não estava prevista. Talvez ela só tenha surgido para desviar as atenções do principal personagem presente nesse processo, o Coringa, devido à morte de Heath Ledger.

Em maio, a eleição para a promotoria pública de Gotham City foi realizada. Tanto as pessoas que já estavam cadastradas quanto outras puderam participar. Após isso, os maiores eventos do marketing se concentraram no site Gotham Cable News, canal de notícias de Gotham. O programa "Gotham Tonight", apresentado pelo personagem Mike Engel (Anthony Michael Hall). As edições do programa entravam no ar semanalmente. Em geral, eram especiais sobre personagens do filme ou entrevistas com eles. Entre os personagens presentes, estão Harvey Dent, Jim Gordon, Salvatore Maroni, Bruce Wayne e Comissário Loeb.

Com total interatividade e apresentando os personagens antes mesmo do filme, é provável que os participantes do marketing viral vejam a produção com outros olhos, provavelmente por terem alguma informação que outras pessoas não tenham. Além disso, os eventos construíram uma ponte entre Batman Begins e Cavaleiro das Trevas, visto que vários acontecimentos do primeiro filme foram abordados no marketing.

Com toda certeza, a ação de marketing organizada pela Warner Bros e a empresa 42 Entertainment ficará para a história e será seguida por outras produções. O marketing viral se tornou uma maneira que as empresas conseguiram de utilizar a parte do público que discute as produções online para a própria divulgação de uma forma menos convencional e mais agressiva.
Related Posts with Thumbnails