terça-feira, 29 de abril de 2008

O Longo Dia das Bruxas: Como essa HQ pode estar em The Dark Knight


Presente na renovação cinematográfica do personagem desde Batman Begins, a minissérie O Longo Dia das Bruxas, de Jeph Loeb e Tim Sale, possui elementos que podem ser utilizados em The Dark Knight. Alguns pode até se dizer que já apareceram.
Na hq, um criminoso misterioso começa a assassinar membros de duas famílias mafiosas rivais em Gotham City. A série de crimes começa no dia das bruxas, voltando a acontecer nos feriados seguintes como Ação de Graças, Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados, Páscoa...devido a essa característica, o criminoso misterioso recebe o apelido de Feriado. Gordon, Batman e Dent se unem para descobrir quem ele é. A história envolve praticamente toda a galeria de vilões do Batman e mostra os traços psicológicos de Harvey Dent, então promotor público de Gotham, aos poucos, vindo completamente à tona com a deformidade causada pelo ácido jogado pelo mafioso Salvatore Maroni, durante o seu julgamento.
Talvez a grande referência a essa história até agora tenha sido a abóbora de Halloween que ficou no Whysoserious durante duas semanas até um dos seus lados apodrecer, idêntica a que ilustra a capa da hq.


a abóbora do Whyoserious depois de duas semanas. Compare com a capa da hq...

Uma outra referência é um dos sites virais, o I believe in Harvey Dent. Essa frase aparece na história algumas vezes dita pelo próprio Batman, além de "I believe in Jim Gordon" e "I believe in Gotham City".

A presença confirmada do personagem Salvatore Maroni(Eric Roberts) é um outro indício. Roberts inclusive já disse em entrevistas que tem alguma relação com o surgimento do Duas Caras e que é morto por ele.
Porém, a mais gritante de todas está na sinopse do filme, que deixa clara a união de forças entre Dent, Gordon e Batman:
Trecho da sinopse:
Com a ajuda do tenente Jim Gordon e o promotor Harvey Dent, Batman tem feito avanços contra o crime local em Gotham... Até que um gênio do crime conhecido como Coringa libera uma onda de caos na cidade.

Além da parceria, a série de crimes do Feriado pode ser feita pelo próprio Coringa, que nessa hq, ao meu ver, sabe um pouco sobre o lado mais sombrio de Dent. Tanto Feriado quanto o Palhaço do Crime fazem algo que parece estar presente em The Dark Knight: aterrorizar a todos, inclusive os criminosos.
Algo que seria muito interessante se mostrado no filme é uma cena em que os três firmam essa parceria. A sequência em que isso ocorre na hq inclusive já apareceu na descrição de um trailer falso, como eu já postei aqui.
Se a última cena de Batman Begins parece a página seguinte à última página de Batman: Ano Um, porque essa sequência de OLDDB não poderia ser aproveitada?

That's all folks!
Related Posts with Thumbnails